Objetivo
O projeto AS JOGADEIRAS – EMPODERAMENTO E EDUCAÇÃO – 2°EDIÇÃO tem como objetivo possibilitar que crianças e adolescentes e jovens mulheres, moradoras de comunidades socialmente vulneráveis de Pernambuco, tenham acesso à prática regular desportiva, na modalidade de futebol feminino, para potencializar suas habilidades de liderança e seu empoderamento, promovendo o seu desenvolvimento integral e o enfrentamento ao racismo por meio da conscientização de adolescentes, assim, fortalecendo prática regular da modalidade em nosso país.
Sobre o Projeto
Metodologia
No planejamento dos conteúdos a serem dinamizados no projeto As Jogadeiras – Empoderamento e Educação, segue um padrão didático, que contempla práticas educativas significativas, com atividades físicas e técnicas buscando o aprendizado e posteriormente o aperfeiçoamento das alunas. A prática do esporte coletivo desenvolve muitos benefícios físicos e habilidades motoras, potencializa a parte cognitiva, e fortalece o convívio social em todas as fases da vida. Vale asseverar que a prática esportiva deve ser ministrada de forma recreativa com crianças menores, assim, estimulando e ampliando nesta fase os aspectos sensório-perceptivo e sensório-motor globais, que propicia um desenvolvimento integral do praticante. Segundo estudos do British Journal of Sports Medicine, reforçam que crianças que praticam esportes na infância apresentam índices mais altos de desenvolvimento integral e que a prática pode ser um fator determinante no fortalecimento de hábitos. Sendo que os hábitos esportivos favorecem também o processo de aprendizagem nesta fase, assim, estimulando a concentração, a memória e o raciocínio.
Seguindo esta perspectiva educacional a proposta de ensino será desenvolvida através do método misto, que se caracteriza por englobar o método parcial e global, onde o professor utiliza exercícios e jogos na mesma aula, ou em determinado momento, utiliza mais jogos ou mais exercícios. O método se baseia em objetivos conforme o desenvolvimento de cada turma, sempre enfatizando mais as atividades lúdicas e os jogos recreativos, conforme avaliações de desenvolvimento realizadas pelos profissionais, contribuindo assim para um melhor aprendizado das alunas participantes do projeto.
Em complemento a este trabalho, serão realizados eventos de integração com os outros núcleos, e assim contribuir na busca pela formação de melhores cidadãs, propiciados pela convivência com as demais adolescentes.